sábado, 22 de novembro de 2008

Projeto "Inner Ichigo"

Bom agora que vocês conhecem o personagem, vamos ao passo a passo da produção, saibam que a criação de um cosplay leva tempo e planejamento, ou seja, não é da noite para o dia que o cosplay aparece.

1- Escolha:

Escolher seu cosplay aparece um passo óbvio, mas muitas pessoas ficam indecisas sobre qual fazer. Se for seu primeiro cosplay, tente algo simples e que acompanhe sua personalidade, ex.: uma menina tímida, Hinata do Naruto.

2 - Pesquisa:

Após escolher seu personagem começa sua pesquisa, tenha em mente que alguem já fez o cosplay do personagem que você quer. Então use sites como o Flirk (http://www.flickr.com/photos/26386526@N06/2735521232/) ou o Google Imagens (http://images.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi).

Observe o que você achou interessante, os defeitos e como os problemas foram resolvidos.

Ex.: O cabelo do Zaraki Kenpachi do anime Bleach.

No anime: http://www.flickr.com/photos/14385486@N07/2243610659/

Cosplays desse personagem:
- http://lh6.ggpht.com/_obuU3rY6h4Q/SE7xf3P4VdI/AAAAAAAADNc/PTOmy-ismJI/Bleach_cosplay_by_CursedBlackKat.jpg
-http://www.flickr.com/photos/hypersapiens/2761310419/
-http://www.flickr.com/photos/laconik/487744333/
-http://www.flickr.com/photos/anelasama/485315078/

Notem que alguns cosplayers são agraciados de terem cabelos lisos, outros não. Só que a criatividade existe para sanar esses problemas, alguns usaram perucas, outros até papelão preto...

Se ficou fiel ou não ao personagem, cabe ao cosplayer decidir.

Nesta etapa devemos verificar o que está ao nosso alcance ou não, quais são outras soluções, os equipamentos podem ser feitos do material que você escolher.
Conseguimos enxergar o que vem pela frente e como faremos a produção.

3 - Planejamento:

A parte que leva mais tempo, pois é ela que determina o sucesso ou fracasso do seu cosplay. O tempo do meu planejamento, por exemplo, segue o fluxo dos eventos, Anime Dreams para o Anime Friends, aproximadamente 5 meses, Anime Friends para o Ressaca Friends, aproximadamente 4 meses, não precisa ser um tempo tão longo, particularmente uso esse tempo porque trabalho e faço faculdade, então não tenho muitas chances de ficar saindo todos os dias.
Para ilustrar o planejamento, usarei meu projeto atual, Inner Ichigo.

http://www.cosspace.com/file/subprofile/IchigosInnerHollow.jpg

Vamos separar a confecção do cosplay em partes:

1-Espada
2-Cabelo
3-Maquiagem
4-Roupa
5-Calçado
6-Olhos

Agora para cada uma dessas partes tente imaginar quem pode te ajudar a construir cada uma delas, esse processo pode ser feito com qualquer personagem.
É muito importante ser realista nesta parte, dependendo do personagem escolhido, o orçamento pode ficar caro. Depende muito do que você quer, quais são suas condições atuais, se você fizer com antecedência o projeto pode até sair caro, contudo será "parcelado", ex.: comprar o tecido em um mês a espada em outro e assim sucessivamente.

Como o projeto está em andamento, vou postar aos poucos a conclusão de cada etapa.

--Roupa--

Antes de sair comprando tecidos, procure a costureira, uma tarefa um pouco árdua dependendo do seu networking "rede de contatos".
O orkut tem várias comunidades com cosplayers que podem indicar uma pessoa, ou você até pode falar com a costureira do seu bairro. Lembre-se que dificilmente ela vai saber o que é um cosplay, tente fantasia, se a profissional tiver experiência na confecção de fantasias já é um bom começo ^-^.

Compra do tecido:

Como você provavelmente está seguindo essas dicas, então espero que você tenha um fator essencial: TEMPO!
Não sei como funciona em outros estados, mas aqui em São Paulo-SP, temos dois pontos principais de referência na compra de recidos:

1- Rua 25 de março (centro)
2- Brás

Esses dois locais concentram a maior quantidade de lojas com variados tecidos e preços. Então ande e muito, procure e anote quais são os valores mais interessantes.

Caso você tenha que comprar um tecido sozinho, como eu tive, leve os desenhos impressos e tenha a seguinte surpresa: dificilmente alguém vai saber qual tecido você quer, são vários tipos de tecidos!

Quem pode te ajudar na escolha do tipo de tecido é a costureira ou outros cosplayers mais experientes.

Quando fui comprar o tecido para o meu primeiro cosplay http://www.flickr.com/photos/cosplay_daniel_photos/3023646310/, tive o seguinte problema, ninguém me dizia qual tecido eu deveria levar, então uma pessoa deu-me a seguinte dica "sinta o tecido, veja você vestido nele".
Parece estranho, mas deu certo, porque a única marca de tecido que conhecia era o Oxford, muito bom, porque ele é barato e leve, mas para o Shurato eu não podia usar somente Oxford.

Essa etapa é interessante porque você escolhe qual a qualidade do tecido que será usado, então prepare-se porque o custo pode ser elevado, se você escolher um tecido mais nobre.

Neste caso, resolvi fazer a roupa inteiramente do tecido Oxford, estou usando esse cosplayer como modelo:

http://farm1.static.flickr.com/47/173379375_1d0ea61096.jpg?v=0


Espero ter esclarecido alguma dúvida, estou aberto à elas, mande-me alguma dúvida por e-mail, ou poste aqui no blog, assim que possível responderei.

Já levei o tecido para a costureira, assim que outra fase da confecção estiver pronta, posto novamente, até a próxima pessoal.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

falae daniel tipo tô querendo
comprar um cosplay do tobi (akatsuki)
do anime naruto e queria saber se poderia me dar umas dicas, sendo que tenho 1.80 de altura e sou moreno
há e se também é necessário o sharinga vlw

Daniel disse...

No que você tem dúvida?

Todo detalhe é bem vindo, mas se você não conseguir com que o furo na sua máscara de Tobi mostre seu olho esquerdo, nem compensa comprar a lente com sharingam.

obs.: alias se pensarmos bem o Tobi nem mostra direito o sharingam dele.